Malaio Trenganu

Malaio Trenganu

Base Tranung
Bahasa Melayu Terengganu
بهاس ترڠݢانو

Falado(a) em: Malásia, Indonésia
Região: Trenganu, Mersing e Tanjung Sedili (Jor), Kuantan (Pão (Malásia)) and few villages in Natuna Besar-Ilhas Anambas (Indonésia)
Total de falantes: 1,1 milhão (2010)
Família: Austronésia
 Malaio-Polinésia
  Malaica
   Malaio Trenganu
Escrita: Latina, Árabe (Jawi)
Códigos de língua
ISO 639-1: --
ISO 639-2: ---
ISO 639-3: none

Malaio Trenganu (em malaio: Bahasa Melayu Terengganu)u : Base Tranung/Ganu) é uma forma da língua malaia falada no estado malaio de Trenganu em direção ao sul até a costa de Pão e nordestede Jor. É historicamente falado nas ilhas Anambas e Natuna das Ilhas Riau, Indonésia, mas seus falantes (principalmente idosos) estão diminuindo rapidamente e usam em substituição os dialetos malaios locais no ilhas, bem como o padrão nacional e oficial do indonésio. É a variedade malaia mais dominante no estado e também atua como a principal língua franca para vários grupos étnicos dentro de Trenganu (a minoria chinesa Peranakan altamente localizada em Trenganu, conhecida como "Mek Awang", usa principalmente Malaio Trenganu além de seu nativo Hokkien ) Embora seja geralmente considerado uma variedade do malaio, Malaio Trenganu é um das mais aberrantes de todas as variedades malaias na Península, juntamente com o malaio Kelantan-Pattani e desenvolveu distintas fonética, sintaxe e léxico, distinções essas que o tornam mutuamente ininteligível para falantes de fora da costa leste da Península da Malásia.[1] No entanto, Malaio Trenganu compartilha relações linguísticas estreitas com as variedades Kelantan-Pattani e a de Pão, nas quais forma o mesmo grupo malaio de línguas malaias peninsulares da costa leste.[2] Essas semelhanças frequentemente confundiam muitas pessoas de fora da região, que geralmente trocavam Malaio Trenganu com os de Malaio Pahang, embora existam grandes diferenças fonológicas e de vocabulário entre os dois.

  1. «Malay». Ethnologue (em inglês) 
  2. Collins, James T. (1989). «Malay Dialect Research in Malaysia: The Issue of Perspective» (PDF). Bijdragen tot de Taal-, Land- en Volkenkunde. 145 (2): 235–264. JSTOR 27864031. doi:10.1163/22134379-90003253Acessível livremente 

© MMXXIII Rich X Search. We shall prevail. All rights reserved. Rich X Search